Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
AGENDA DE PESQUISA EM SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:52 - (975)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESp*.
Título:Project description - Section of Social Research ..-
Fonte:s.l; s.n; abr. 1956. 5 p. .
Resumo:O documento trata brevemente das questões referentes a um projeto situado na Seção de Pesquisa Social no SESP, que visava o desenvolvimento de inquéritos sociológicos e econômicos de acordo com os planos do superintendente ou com as necessidades do programa; e atividades voltadas para auxiliar o treinamento das Divisões e a elaboração de cursos, palestras, seminários; auxiliar no planejamento de novas atividades e programas; iniciar e desenvolver pesquisas que tenham como eixo problemas de saúde visando uma contribuição para a melhoria das atividades relacionadas ao setor saúde. Há ao final do documento informações referentes ao financiamento do projeto. Um último texto que compõe esse material, é sobre uma alteração que o projeto teria sofrido em 1957 relacionado a Campanha de tuberculose. As tabelas com os valores do orçamento também estão disponíveis.
Descritores:Educação em Saúde
Agenda de pesquisa em saúde
Localização:FSESP/A/00/OF/00/90

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:12 - (935)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:The divisional director's memorandum ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; s.d. 6 p. .
Resumo:O documento é um memorando do Diretor da Divisão Internacional de Saúde, que ressalta o objetivo do setor, ou seja, a prevenção de doenças, e consequentemente o alívio da miséria na população.Para o diretor científico, tal objetivo só poderia ser cumprido mediante a algumas ações, como o apoio do acúmulo de conhecimento sobre o modo de propagação de doenças especificas, o estímulo ao desenvolvimento de novos métodos para prevenir a disseminação de agentes produtores de doenças, e aumentar a resistência da população contra esses agentes, além de uma maior investigação das condições que afetam a saúde de comunidades para que os riscos possam ser sanados. Além disso, era previsto a ajuda as agências que trabalham com saúde pública, especialmente as governamentais.Em relação a novos projetos, o documento sugere que os Diretores Científicos fossem estimulados a possibilidade de obter novas informações sobre prevalência e o modo de propagação de doenças, e desenvolver novas medidas para seu controle. Além disso, a investigação apoiada pela Divisão deveria ser direcionada ao aumento do conhecimento sobre as doenças especiais e melhoria da prática geral de saúde pública. No mesmo documento, consta um outro memorando dessa vez do Dr. Frost, que pontua que para a Divisão Internacional de Saúde atingir seu objetivo era necessário que suas ações tivessem voltadas a promoção de investigações relativas às causas, propagação e prevenção de doenças; ou a aplicação de conhecimentos existentes prevenção de doenças; ou a uma combinação de pesquisa para mais conhecimento e aplicação do que já se tinha em mãos. As primeiras atividades realizadas pela Divisão Internacional de Saúde foram dedicadas a colocar em prática os conhecimentos que já se tinham. No entanto reconhecia a necessidade de aprimorar esses conhecimentos, sendo assim era função do Diretor Cientifico equilibrar as atividades da Divisão entre a aplicação de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas cientificas. Há ainda uma relação das considerações governamentais que deveriam ser feitas no desenvolvimento das atividades de pesquisa da Divisão, dentre elas estão: a utilização das instalações e recursos que a Divisão Internacional de Saúde já desenvolveu, a confiança das autoridades sanitárias e sua disponibilidade em cooperar com o serviço da Divisão; estreitar as relações com universidades principalmente os institutos de saúde pública e as pesquisas deveriam ser diretamente relacionadas e apoiadas em projetos de controle. O documento ressalta a necessidade de expansão das atividades de pesquisa da Divisão, tendo em vista a disseminação de ações sem investigação suficiente que comprove a sua eficácia.
Descritores:Saúde Pública
Prevenção de doenças
Agenda de pesquisa em saúde
Agências de saúde
Localização:Rockefeller Archive Center



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3